Como resolver exercícios de MRU

Então, como já tiramos a teoria da frente, vamos para a prática. Nesse post, vou explicar como resolver exercícios sobre MRU.

Passo 1: Anotar as informações dadas pelo enunciado

Como estamos lidando com problemas de MRU, as principais informações são os valores de ΔS, S, S0, Δt, t, t0 e Vm. Pode parecer difícil não esquecer nada disso, mas é só lembrar da função horária da posição no MRU, em que todas essas grandezas estão presentes.

Passo 2: Comparar as grandezas que você anotou com as expressões que você conhece

Na matemática, só é possível descobrir o valor de incógnitas diferentes se o número de equações for igual à quantidade de incógnitas. Por exemplo: para descobrirmos o valor de x, precisamos apenas de uma expressão (tal como 3x + 2 = 8). Se precisarmos descobrir o valor de x e y, vamos precisar de duas expressões (tais como x + y = 9 e 3x + y = 13), que podemos colocar em um sistema e resolver. Se precisarmos descobrir o valor de 3 incógnitas, 4 incógnitas ou até mesmo um milhão de incógnitas o mesmo padrão se aplica.

Com isso em mente, vamos observar as expressões que conhecemos (ΔS = S S0, Δt = tt0, Vm = ΔS/Δt e = S0 + Vt) e checar se precisamos usar apenas uma ou mais delas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *