Conceitos Iniciais da Cinemática

Bom dia, bem vindo(a) ao nosso site. Esse primeiro post vai ser um pouco mais chato que os outros. Afinal, antes de chegarmos nas partes mais interessantes, temos que deixar algumas definições bem claras. Os termos abaixo serão utilizados em muitos dos próximos posts, então sempre que tiver com dúvida sobre alguma definição, sinta-se à vontade pra voltar aqui. 

Direção e Sentido

Direção: Horizontal, vertical etc.

Sentido: cima, baixo, esquerda, direita etc.

Deslocamento

Deslocamento é a variação da posição de um determinado corpo. Ou seja, se um homem vai de seu quarto até a sua cozinha houve um deslocamento, pois a sua posição mudou.

Grandezas Escalares e Vetoriais

Grandezas escalares são as que possuem apenas um valor numérico (módulo) e uma unidade de medida, sem direção ou sentido. Exemplos: tempo (quando se fala 4 minutos, por exemplo, ninguém pergunta “pra onde”), temperatura (quando se fala 30ºC, por exemplo, ninguém pergunta “pra onde”).

Grandezas vetoriais são as que possuem módulo, direção e sentido, além de uma unidade de medida. Exemplos: deslocamento (eu posso andar 4 metros pra frente, pra trás, pra esquerda, pra direita etc.), velocidade (posso andar a 5 km/h pra várias direções e sentidos diferentes).

Referencial

Referencial é o corpo a partir do qual o sistema é observado. Ou seja, ele se “refere” (trocadilho não intencional) ao ponto de vista adotado para observar determinados corpos e a relação entre eles.

Por exemplo, pra gente determinar se um carro está se movendo, temos que escolher um referencial. Assim, se uma mulher está dirigindo a 10 m/s em relação à pista (referencial), isso quer dizer que ela está se afastando 10 metros de um ponto da pista a cada segundo. Entretanto, se usarmos a motorista como referencial, o carro vai estar em repouso, já que ele não altera sua posição em relação a ela (ambos se movem a 10 m/s com relação ao chão no mesmo sentido, logo não vai haver diferença de posição entre eles).

Ficou confuso? Vamos falar sobre uma pessoa andando na rua. Ela está se movendo para frente ou o asfalto está se movendo para trás? Isso vai depender do referencial. Se o asfalto for o referencial, a pessoa vai estar se movendo em relação a ele. Se a pessoa for o referencial, o asfalto vai estar se movendo em relação a ela. Tudo depende do ponto de vista. 

Movimento

Ok, já me extendi demais na explicação anterior, então vou ser bem direto dessa vez. Movimento é a mudança de posição em relação a um certo referencial ao longo do tempo. Existem 2 tipos de movimento:

Movimento relativo: movimento em relação a um referencial móvel (como um carro se movendo em relação a outro carro, ambos em movimento).

Movimento absoluto: movimento em relação a um referencial fixo (como um carro se movendo em relação a um poste).

Repouso

Repouso se refere à ausência de movimento.

Ufa! Eu sei que foram muitos conceitos diferentes em apenas um post e prometo que os outros não vão bombardear você com tanta informação ao mesmo tempo. Porém, como tiramos isso do caminho, todo o resto da cinemática será muito mais fácil de entender.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *