Agora que você já está confortável com a dinâmica como conceito, vamos dar uma olhada nas leis de Newton, uma de suas partes mais importantes!
A Primeira Lei de Newton, que será abordada nessa página, é conhecida como o Princípio da Inércia e pode ser resumida na frase abaixo:
“Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele.”
Traduzindo: se algo está parado ou se movendo com velocidade constante, esse algo vai continuar assim enquanto não houverem forças atuando sobre ele. Isso também nos mostra que a única forma de acelerar um corpo positiva ou negativamente é através de forças.
O mais interessante sobre essa Lei é que ela é incrivelmente intuitiva em algumas partes e contra-intuitiva em outras. Vou dar um exemplo para cada:
INTUITIVA: Imagine que tem um cofre parado na sua frente. Você espera que ele comece a se mover sozinho ou que fique parado até algo ou alguém tentar movê-lo? A segunda opção é óbvia e ilustra bem essa lei: o cofre está em repouso e só sairá desse estado através de forças exercidas sobre ele!
CONTRA-INTUITIVA: Agora imagine uma flecha atirada na horizontal. Você espera que ela se mantenha voando na horizontal infinitamente se nenhuma força atuar sobre ela? Provavelmente não, mas essa é a verdade. A flecha sempre vai desacelerar e cair por conta da atuação das forças da resistência do ar e da gravidade, respectivamente, mas – se essas não existissem e não houvesse nenhum obstáculo – ela iria continuar seu percurso com velocidade constante infinitamente!